ES PT
PE Labellers news
Noticias

A COCA COLA BRASIL LANÇA A CRYSTAL ECO COM A ADHESLEEVE TECHNOLOGY E GANHA O PREMIO ‘GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2013’

PE Labellers - A COCA COLA BRASIL LANÇA A CRYSTAL ECO COM A ADHESLEEVE TECHNOLOGY E GANHA O PREMIO ‘GRANDES CASES DE EMBALAGEM 2013’

Recentemente comprada pela Coca Cola Femsa México, o maior produtor de soft drinks de toda a América Latina, a Spaipa é o terceiro maior engarrafador da marca Coca Cola no território brasileiro. No mercado desde 1946 pode-se gabar de quatro estabelecimentos com um total de quatorze linhas de engarrafamento para os mais variados tipos de bebidas tais como a Coca Cola, Fanta, Sprite, sucos de fruta, sport drinks (Powerade), água mineral e cerveja. Os estabelecimentos Spaipa situam-se em Curitiba, onde estão instaladas três linhas de engarrafamento, Maringá, com quatro linhas de produção, cinco linhas estão instaladas no estabelecimento de Marília e outros dois no estabelecimento de Bauru. A Spaipa é uma empresa que só em 2010 produziu mais de 213 milhões de caixas de 12 garrafas cada uma, num total de dois biliões quinhentos e cinquenta e seis milhões (2.556.000.000) de garrafas.

Em 2012 a Coca Cola criou a Crystal Eco, a nova garrafa de água com 20% de PET a menos. Para se manter em linha com os pressupostos ecológicos do recipiente, dirigiu-se à P.E. LABELLERS para a rotulagem do novo recipiente de água Crystal Eco, que com a tecnologia revolucionária ADHESLEEVE conseguiu garantir;

  1. Poupança de 70% nos consumos elétricos da rotuladora uma vez que a cola quente deixa de ser utilizada;
  2. Garrafa e rótulo recicláveis a 100%, visto que a cola pré-adesivada na bobina durante o processo de impressão é à base de polímeros acrílicos;
  3. Eliminação dos solventes químicos para a limpeza da rotuladora (visto que não se utiliza cola quente), garantindo um posto de trabalho sem riscos para a saúde do operador.
  4. Redução de 75% no comprimento das esteiras aéreas entre a sopradora e a enchedora: de 250mt se passou a 55mt, com relativa poupança energética (menos sopradores)
  5. Redução da espessura do filme de rótulos de cerca de 35µ a 25µ, equivalente a 30% a menos.

Para a linha de água mineral Crystal ECO, a P.E. LABELLERS forneceu recentemente uma rotuladora linerless modelo ADHESLEEVE N 810/18T para a aplicação de rótulos envolventes em embalagens cilíndricas de 500ml e 1500ml, com sistema de pressurização para embalagens vazias, para uma velocidade de 36.000 eph, instalada depois da sopradora.

Outra das caraterísticas desta instalação é a aplicação do rótulo em embalagens vazias com entrada/saída dos recipientes pelas esteiras transportadoras aéreas; a entrada na máquina ocorre diretamente com estrelas universais com sistema de agarre pelo gargalo (neck-handling): para os diversos formatos não é necessário o ajuste em altura das esteiras aéreas (patente P.E.).

Para dar maior acesso ao operador em total segurança e facilitar as operações de substituição da bobina durante as fases de funcionamento da rotuladora, esta versão Adhesleeve, foi estudada com corpo máquina ergonômico, proteções circulares e estação dupla de rotulagem sobre a península.

Em Novembro 2013, a Água Crystal ganhou o Prêmio Grandes Cases de Embalagem 2013 graças ao incremento de produtividade da linha que foi obtido com a Tecnologia Adhesleeve: o aumento de eficiência da linha foi de 28% em comparação com uma linha com rotuladora tradicional hot-melt.